Às 11h47 do dia 24 de setembro de 2024, a Under Labz sofria o golpe mais duro de sua história. Um incêndio tomou conta de parte da fábrica da empresa em Pindamonhangaba, causando a destruição de todo o estoque de produtos.
Mas se por um lado o fogo consumia parte da empresa, o futuro da Under Labz passava a ser forjado como uma espada de aço, preparando-a para os brutais desafios que uma situação dessa magnitude exige.
Confira, no texto a seguir, como, após um ano desse incidente, a Under Labz se reergueu e transformou as cinzas em sucesso comercial.
O incêndio
O dia 24 de setembro de 2024 aparentava ser mais uma terça-feira comum, quando a fábrica da Under Labz foi atingida por um incêndio por volta das 11h47, que também afetou outras duas empresas.
Com o fogo se alastrando, equipes do Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil se deslocaram para o bairro Cidade Nova, próximo à rodovia Presidente Dutra, para conter as chamas.
A boa notícia foi que nenhum dos colaboradores da Under Labz ficou ferido durante o ocorrido. A má notícia era que a empresa havia perdido todo o seu estoque em poucos minutos.
Consequências

A fábrica contava com três galpões, sendo que a parte de produção não foi afetada. Porém, a área de matérias-primas e de produtos acabados foi totalmente devastada, causando um prejuízo de mais de R$ 10 milhões.
A curto prazo, a Under Labz precisou fazer um rearranjo de toda a sua produção, visto que houve perda total em todos os produtos produzidos, incluindo itens que eram terceirizados de outras empresas na fábrica.
A solução foi ir ao mercado com dinheiro de empréstimos bancários para comprar matérias-primas e reiniciar a produção. O fato de o local onde os produtos eram produzidos não ter sido afetado permitiu que a Under Labz começasse a sua reação. E foi assim que o jogo virou.
#SomosTodosUnderLabz
Tirar forças de onde for possível é uma das especialidades da Under Labz e, mais do que nunca, a empresa precisava concentrar suas energias para superar essa primeira “série” de dificuldades.
Nesse cenário, pode-se dizer que solidariedade funcionou para nós como a nossa creatina funciona no corpo. Diversos lojistas e influenciadores, com destaque para a G7 Nutrição Esportiva, lançaram a hashtag #SomosTodosUnderLabz, gerando uma mobilização em prol da empresa.
Não se tratava de uma vaquinha, mas sim de uma divulgação espontânea, convidando as pessoas a conhecerem a Under Labz. Por conta da qualidade, a marca conseguiu aumentar suas vendas mesmo em um momento desafiador.
“Nos dois primeiros dias pós-incêndio, eu literalmente só chorava. O sentimento era que alguém da minha família tinha morrido. O mais doido dessa história é que, apesar de ser um dos momentos mais difíceis da minha vida, foi quando eu mais me senti amado. O que os meus amigos, clientes e pessoas que eu não conhecia fizeram por mim foi inacreditável. Eu nunca me senti tão abraçado e amado em toda a minha vida”, escreveu Jaime Andolfato, founder da Under Labz.

Eficiência e disciplina para crescer
A frase “no pain, no gain” é famosa no mundo da musculação e diz que sem dor não há ganho. Foi diante da sua maior dor que a Under Labz conseguiu melhorar os seus ganhos.
A campanha solidária fez aumentar a visibilidade da empresa em até três vezes. Os clientes que toparam conhecer a Under Labz não quiseram mais saber de experimentar outra coisa.
Hoje, a situação da empresa é controlada e o planejamento de compras e vendas foi adequado. Por não ter mais a mesma capacidade de armazenamento, a Under Labz foi obrigada a se tornar mais eficiente na produção. Isso foi positivo, pois trouxe mais assertividade à operação, reduzindo os prejuízos com estoques parados.
O renascimento disruptivo da Under Labz
O mito da fênix fala de uma ave capaz de ressurgir das cinzas antes de alçar voo. E é possível dizer que a Under Labz passou por esse mesmo processo.
O diretor de Marketing, William Jardim, contou que foi até a fábrica em Pindamonhangaba no dia do incêndio para entender a situação e como a Under Labz poderia se projetar naquele cenário.
Foi quando, em meio às cinzas, ele viu um dos potes do Dimethylex, o termogênico mais eficiente do mercado, e percebeu que ali havia uma oportunidade.
“Era um produto que estava performando muito bem e, quando vi um dos potes todo derretido, eu tive a ideia de fazer uma edição limitada, com a história de que ele queima tantas calorias que queimou o nosso galpão”, afirmou.
A campanha ainda contou com um “julgamento” do Dimethylex pelo incêndio, no qual o produto foi absolvido por cumprir a sua função. A abordagem disruptiva ao tratar o assunto transformou o produto no SKU mais vendido da Under Labz.
Venha para a família Under Labz!
O incêndio passou, mas a chama da Under Labz não se apagou. Hoje, cada pote, cada fórmula e cada conquista carrega a marca de quem ousou transformar dor em potência, caos em criação e perda em vitória.
A Under Labz não apenas voltou. Ela renasceu para ser ainda maior. Visite o nosso site e saiba como ter uma performance excepcional.