Dar o primeiro passo no mundo dos suplementos pode ser uma tarefa mais confusa do que aprender a utilizar um aparelho novo na academia. Ao pesquisar sobre o assunto, aparecem diversas opções: creatina, whey protein, pré-treino etc.
Diante disso, surge uma dúvida inevitável: qual deles devo tomar? A popularização desses produtos leva muitos a questionar o papel de cada um. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelou que 59% dos lares brasileiros já têm pelo menos uma pessoa que faz uso de algum tipo de suplemento.
Se você está começando agora, confira este guia definitivo para entender o que realmente importa e como os suplementos funcionam.
O que são suplementos?
De forma resumida, os suplementos são produtos formulados para complementar a dieta e fornecer nutrientes que muitas vezes não são consumidos nas quantidades adequadas durante a alimentação.
Os suplementos podem ser encontrados em cápsulas, pós ou até comprimidos. Mas é importante ressaltar que eles não servem para substituir a alimentação, e sim para turbinar os nutrientes que ela já fornece.
O que é necessário saber antes da suplementação?

Os iniciantes muitas vezes podem pensar que os suplementos vão resolver o que a disciplina não resolveu. Porém, não é assim que as coisas funcionam.
Antes de iniciar a suplementação, é necessário levar em conta três fatores:
Ajuda profissional
Antes de começar a incluir suplementos na dieta, busque ajuda de um profissional. Cada pessoa tem necessidades únicas, e um especialista poderá direcionar o melhor caminho para que você colha o máximo dos benefícios da suplementação.
Tenha um objetivo
Ter uma meta estabelecida é o que vai definir quais suplementos serão utilizados. Lembre-se de que esses produtos são um complemento da dieta, a fim de ajudar na construção do shape, no desempenho nos treinos e no gerenciamento do peso.
Atenção aos ingredientes
Todo whey protein é igual? De forma nenhuma! Eles podem ser concentrados, isolados ou até mesmo enriquecidos com outros nutrientes. Avaliar bem a marca e suas respectivas fórmulas é um diferencial na hora de impulsionar os resultados.
Melhores suplementos para iniciantes
Se o shape é um processo de construção, a dieta são os tijolos e os suplementos são o cimento que ajuda a dar liga. Conheça, a seguir, os principais produtos para quem ainda está na “planta”:
Whey protein
O whey protein é um dos suplementos mais importantes para quem está começando as atividades físicas e busca aprimorar o crescimento muscular. Ele também é uma excelente alternativa para quem deseja emagrecer, já que ajuda a aumentar a saciedade.
Por ser uma fonte de proteína de alto valor biológico, o whey protein fornece uma grande quantidade de aminoácidos essenciais, fundamentais para o crescimento e a reparação muscular.
Uma ótima opção é o Protein Crush, da Under Labz, com fórmula de alta qualidade composta por duas das melhores proteínas disponíveis: WPC (Whey Protein Concentrate) e MPC (Milk Protein Concentrate).
O Protein Crush libera maior quantidade de aminoácidos indispensáveis e essenciais, que nosso organismo não consegue produzir, tornando-se um whey protein de altíssima qualidade e com alto valor biológico.
Quando e em qual quantidade tomar whey protein?
A quantidade e o melhor horário para tomar whey protein podem variar conforme os objetivos individuais. Apesar de ser comumente ingerido no pós-treino, este suplemento pode fazer parte de qualquer refeição ao longo do dia.
Porém, consumir whey protein dentro de 60 minutos após o treino pode beneficiar a recuperação muscular. Já a quantidade varia de pessoa para pessoa e depende de uma avaliação profissional.
Por exemplo, você pode precisar de 150 g de proteína por dia e consumir 100 g apenas com alimentos como frango, carnes e peixes. Isso fará com que você tenha que consumir 50 g de proteína vinda do whey para complementar.
Creatina
Entre os suplementos mais populares para iniciantes, não tem como deixar a creatina de fora. Ela é uma substância produzida naturalmente pelo organismo e fica armazenada nas células musculares, contribuindo para um melhor desempenho nos treinos.
Segundo estudo publicado na revista Nutrients, a creatina pode proporcionar um melhor desempenho físico e está diretamente associada ao ganho de força muscular.
Iniciantes enfrentam novos estímulos de treinamento, e a creatina pode oferecer energia adicional para esses esforços.
Uma opção é a Creatina 100% Pura Born To Disrupt, da Under Labz, que oferece 3 g por porção da mais pura creatina monohidratada, desempenhando um papel fundamental na saúde e no desempenho muscular.
Quando e em qual quantidade tomar creatina?
Embora o corpo produza creatina naturalmente, muitas vezes não é possível atingir as quantidades necessárias apenas com a dieta. Por isso, a creatina é um suplemento importante para iniciantes.
A dosagem típica envolve uma fase de carga de 5 a 7 dias com aproximadamente 20 gramas por dia, divididas em doses menores, seguida por uma fase de manutenção de 3 a 5 gramas por dia.
Pré-treino
Para os iniciantes, a função do pré-treino é simples: te colocar no modo on. Ele ajuda o corpo a obter a energia necessária para o treino. Como o próprio nome indica, é consumido antes do início das atividades físicas.
O FCKNG Booster, da Under Labz, é o suplemento que leva o seu treino para outro nível, com elementos como Beta-Alanina, Arginina, Citrulina, Cafeína, Taurina e Boro. Saiba mais [aqui].
O consumo costuma ocorrer de 30 a 45 minutos antes das atividades físicas. A quantidade depende das necessidades individuais, mas geralmente um scoop é suficiente para um desempenho satisfatório.
Under Labz: a revolução que a sua suplementação precisa!
Chega de se contentar com o comum! A Under Labz é a escolha daqueles que buscam uma experiência insana durante os treinamentos.
Com fórmulas de efeito agudo, os suplementos da Under Labz garantem uma performance excepcional, independentemente do esporte que você pratica. Eleve o seu desempenho ao máximo e venha fazer parte do time underground.
Confira os nossos produtos no site.