Mais matrículas, menos evasão: o marketing que fideliza na academia

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Ao melhorar a experiência durante o treino e oferecer vantagens exclusivas, a academia consegue aumentar a fidelização dos alunos

Quem é dono ou gestor de academia já percebeu que, hoje em dia, não basta ter aparelhos novos e preço competitivo para fidelizar os alunos. O mercado fitness ficou gigante, a concorrência aumentou e os clientes estão cada vez mais exigentes.

Segundo dados do Panorama Setorial Fitness Brasil 2024, o número de centros de atividade física quase triplicou no país na última década, passando de 19.266 estabelecimentos em 2014 para 56.833 em 2024.

Com esse cenário, opção é o que não falta para os alunos. Se não gostarem de uma, é muito fácil trocar por outra academia. É aí que entra o marketing inteligente, que não apenas atrai, mas também fideliza e gera indicação para amigos.

Confira no texto a seguir, preparado pela Under Labz, como ir além de estratégias comuns, como “primeira mensalidade grátis”, para fidelizar os clientes e reduzir as evasões.

Experiência que fideliza

O erro mais corriqueiro dos gestores de academia é achar que marketing é só “trazer gente nova”. Claro que captar alunos é importante, mas manter é muito mais barato e lucrativo do que ficar correndo atrás de novos.

Pense: cada aluno que você perde é um investimento de divulgação jogado fora. E cada aluno que você fideliza vira propaganda viva do seu negócio.

Mas isso tudo começa pela experiência que a academia promove. Isso envolve atendimento, ambiente, comunicação, eventos, produtos, entre outros fatores.

Espaços instagramáveis, por exemplo, podem tornar a academia atrativa para quem gosta de fazer selfies durante o treino. Com isso, o aluno vira um promotor espontâneo.

Outra maneira de transformar a experiência é o acompanhamento dos profissionais. Mesmo um check-in simples do professor pode fazer o aluno se sentir valorizado durante os treinos.

Estratégias digitais para a academia

Academia deve promover o marketing no meio digital.

Hoje em dia, quem não está no meio digital praticamente não existe. Mas ter presença não é apenas postar uma foto de um aparelho novo de vez em quando.

Para ter uma rede social bem cuidada, a academia pode apostar na publicação de depoimentos de alunos, dicas e bastidores. Isso envolve mostrar o “clima” da academia e não somente a estrutura.

Conteúdos educativos sobre treinos, nutrição e suplementação ajudam a posicionar o estabelecimento como autoridade no assunto, atraindo pessoas interessadas.

De acordo com uma pesquisa da YPulse, o TikTok vem se consolidando como a principal ferramenta de buscas na internet da Geração Z, com 21% dos jovens começando pela plataforma quando precisam encontrar algo. Estar presente nesse tipo de ambiente ajuda a academia a atrair novos alunos.

Uma dica é postar sobre como usar a creatina, o whey ou o pré-treino para gerar engajamento, principalmente dos suplementos que a academia tem disponível para venda.

Marketing presencial: o poder que acontece dentro da academia

Se as redes sociais são uma ótima opção para atração de alunos, a fidelização, por sua vez, ocorre para valer no presencial. De nada adianta um feed bonito se a experiência não for positiva.

Nesse sentido, a academia pode promover eventos temáticos, como desafio do emagrecimento ou maratona de abdominais, criando um movimento dentro do estabelecimento.

Outra dica é fechar parcerias com influenciadores, nutricionistas e fisioterapeutas para trazer autoridade e benefícios para os alunos.

Atrair alunos é difícil, mas perder é fácil. Por isso, o marketing tem que mirar no relacionamento contínuo, ou seja, fidelizar o público.

Vitrines da academia

A vitrine de suplementos da academia também desempenha um papel fundamental na fidelização.

Ao oferecer produtos de qualidade, de forma organizada por categoria (energia, proteína etc.), a academia chama a atenção logo na recepção. Uma boa iluminação ajuda a dar ainda mais destaque aos suplementos.

Quando o aluno vê tudo organizado, entende o que é cada produto e sente confiança, a compra acontece naturalmente.

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A Under Labz é a aliada perfeita para as academias que desejam fidelizar seus alunos. Nossas fórmulas garantem uma performance excepcional e elevam o desempenho de cada um ao máximo.

Além disso, os suplementos da Under Labz contam com embalagens impactantes e instagramáveis, fazendo com que a vitrine fique ainda mais chamativa.

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