Creatina com glutamina: funciona essa combinação?

Iniciar Leitura

Creatina com glutamina: funciona essa combinação?

Quem treina regularmente sabe que melhorar o desempenho não depende só de treinar mais pesado. É importante ter uma dieta balanceada, acompanhada do uso inteligente de suplementos. E é justamente aí que surge a dúvida: glutamina e creatina funcionam juntas? 

Mesmo com a popularização dos suplementos, muitas pessoas ainda questionam se essa combinação realmente pode potencializar os resultados do treino. Mas a resposta é sim, creatina e glutamina dão muito certo quando combinadas. 

No entanto, é interessante entender o funcionamento de ambos os suplementos para uma suplementação mais consciente. Pensando nisso, o blog da Under Labz elaborou um conteúdo com dicas, informações e mitos relacionados aos dois. Bora lá?

Glutamina e creatina: por que geram tantas dúvidas?

A creatina e a glutamina estão entre os suplementos mais populares no mercado hoje. Mas não à toa: ambas têm funções superinteressantes para quem pratica exercício físico e gosta de treinar pesado. 

Contudo, há muitas pessoas ainda confundem o funcionamento de cada um dos dois ou acreditam que elas “fazem a mesma coisa”, o que não é verdade. 

Creatina e glutamina podem ser usadas juntas, visto que atuam em sistemas diferentes do organismo e cumprem funções complementares. A primeira atua principalmente no metabolismo energético muscular, enquanto a segunda está relacionada à recuperação, imunidade e saúde intestinal.

Mitos e verdades sobre o uso conjunto de glutamina e creatina

Um dos mitos mais comuns é achar que usar os dois juntos “anula” os efeitos de um deles. Na prática, não existe evidência científica de interação negativa entre glutamina e creatina.

Outro mito é que não se deve misturar os dois suplementos. No entanto, não há contraindicação geral para o uso combinado em pessoas saudáveis, desde que respeitadas as doses adequadas e a orientação profissional.

Além disso, vale lembrar que a creatina é um dos suplementos mais estudados e com maior comprovação científica quando o assunto é desempenho físico. Inclusive, acessando aqui, você confere nosso e-book exclusivo sobre os benefícios da suplementação com creatina. 

Qual é o papel da glutamina no organismo?

A glutamina é um aminoácido naturalmente produzido pelo corpo, mas que pode ter seus níveis reduzidos em períodos de estresse físico intenso.

Embora não atue diretamente no ganho de força, a glutamina pode auxiliar na recuperação muscular, especialmente em treinos frequentes ou muito desgastantes.

Ainda, ela também desempenha papel importante no funcionamento do sistema imunológico e na integridade da mucosa intestinal, o que influencia diretamente o bem-estar e a consistência nos treinos.

Quais são os benefícios de usar glutamina e creatina juntas?

Como vimos anteriormente, a principal vantagem dessa combinação está na complementaridade dos efeitos dos suplementos.

A creatina contribui para treinos mais intensos, garantindo mais energia disponível. Assim, o treino tende a ser mais produtivo, favorecendo ganhos de força e desempenho ao longo do tempo.

Pessoas que treinam musculação regularmente e/ou apostam em treinos de alta intensidade podem se beneficiar do aumento de desempenho proporcionado pela creatina e do suporte à recuperação oferecido pela glutamina.

Glutamina + creatina ajudam no ganho de massa muscular?

De forma indireta, sim, principalmente pelo papel da creatina, visto que o suplemento atua diretamente no desempenho, aumentando força e potência nos treinos.

Já a glutamina não promove ganho de massa de forma direta, mas contribui para a recuperação muscular, ajuda a reduzir o catabolismo e apoia o sistema imunológico, especialmente em fases de treino intenso.

Juntas, elas se complementam, desde que associadas a treino adequado, alimentação equilibrada e descanso.

Potencialize seus resultados com a linha Born to Disrupt da Under Labz

Se a combinação de glutamina e creatina faz sentido para o seu treino, escolher suplementos da mais alta qualidade é o próximo passo. 

A Creatina Pura Born to Disrupt, da Under Labz, entrega 3g de creatina monohidratada por porção, garantindo pureza. 

Para completar, você pode contar com a Glutamina 100% Pure Born to Disrupt, da linha Essentials, que foi desenvolvida para quem treina pesado e exige mais do corpo.

Com a Under Labz, você une desempenho, recuperação e qualidade em uma rotina de suplementação inteligente

Compartilhe esta publicação

Compartilhe autoridade em suas redes sociais através do blog da Under Labz